HOJE É DIA DE DESCER DO MURO!

QUEBRA GELO: Quantos amigos você tem?

PASSAGEM BÍBLICA: Josué 2.1-15

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Você já se deu conta das inúmeras bênçãos que deixou de ganhar, por viver adiando a decisão de servir a Deus? Raabe era uma pessoa de má reputação. A bíblia afirma que ela era “prostituta”. Segundo o texto ela recebeu em sua casa dois espias (homens enviados para observar a cidade de Jericó) e usou de bondade para com eles. Pois seriam mortos se fossem descobertos observando a cidade.
Esta mulher nos ensina a rompermos com nosso passado pois: Não é mais possível continuar vivendo “em cima do muro” depois de conhecermos a verdade.
Raabe morava no muro, mas não ficou em cima do muro! Por que Raabe preferiu apoiar o povo de Deus, ao invés de denunciar os
espias de Josué? Quais foram seus motivos?

Primeiro: Ela bem conhecia a decadência do seu povo,
I Jo 5. Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
Ela sabia o quanto seu povo estava corrompido, ela sabia que Jericó “jazia no maligno”. Não havia mais futuro ou esperança para aquela sociedade decaída.
Romanos 3:12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
Raabe não ficou em cima do muro. Entre tomar uma decisão de servir a Deus ou continuar servido a este mundo à beira da destruição, o que você acha melhor? Desça do muro, agora mesmo. Servir a Deus é muito melhor.

Segundo: Ela sabia que seu povo jamais a trataria com dignidade.
Mesmo que Raabe conseguisse deixar a prostituição, o seu povo jamais a trataria com dignidade.
Entre o povo de Deus, Raabe não seria mais uma prostituta, mas uma heroína, que ajudou Israel a vencer Jericó. Raabe estava tendo uma nova chance, um recomeço. E, de fato, foi isso mesmo que aconteceu.
Josué 6:25 Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.
Raabe foi tão honrada, que chegou a entrar na genealogia do nosso Senhor e Salvador Jesus (Mt 1.5).
2 Coríntios 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Desça do muro, agora mesmo. Há uma nova chance para você, uma nova vida à sua espera.

Terceiro: Ela creu no poder de Deus.
Nos versículos 8 a 11, Raabe relata os feitos de Deus em favor de Israel, notícias que Jericó tinha recebido, que fizeram “desmair o coração” da cidade, mas que acendeu em seu coração a chama da fé. Raabe foi a primeira pessoa a crer na queda das muralhas de Jericó. Por meio da fé, Raabe se salvou e salvou também sua família.
João 11:40: Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
Desça do muro, agora mesmo, e experimente o poder de Deus em sua vida e em sua família.

CONCLUSÃO: Raabe não ficou em cima do muro.
Hoje uma mesma oportunidade se abre diante de você. Desça do muro
Autor: Pr. Natanael Lima
https://www.imwsurui.com.br/

Categoria:CARTAS GCEU

Deixe seu Comentário